sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Saga contra o Baidu – Episódio I: Evitando o Baidu


Na condição de cientista da computação, não é raro que pessoas cheguem até mim, desesperadas, com os seus respectivos computadores pessoais em mãos, clamando por ajuda. 

Os problemas são diversos, desde pedidos por troca de plano de fundo da área de trabalho (sim, isso já aconteceu), até coisas mais graves como discos rígidos queimados.
No entanto, a maioria desses computadores que chegam até mim, apresenta um mal em comum. Um câncer!

Isso mesmo, não se trata de um simples vírus, vírus são legais perto desse cara. Os vírus estão ai para cumprir seus propósitos, roubar dados, travar sua máquina, zoar seus arquivos e etc. Mas esse cara de quem falo não, esse cara tem apenas um único objetivo na vida: Encher o saco!

É como se fosse um estranho que simplesmente apareceu na sua casa e se alojou por lá. Você não sabe como ele entrou, tudo estava trancado, e só você tem a chave. Mesmo assim, ele continua sempre lá, seguindo seus passos pela casa, interrompendo e atrapalhando sempre que possível, e o pior: Ele diz que é seu amigo e está ali para ajudar...

Esse é o Baidu.

Entenda aqui como Baidu, toda uma gama de programas “intrusos” que aparecem aparentemente sem serem convidados em computadores, são alguns dos mais comuns:

- Baidu Antivírus;
- Baidu PC Faster;
- Hao 123;
- Spark Browser;
- Tool Bars (em geral);

Se você está habituado a realizar downloads e instalar programas em seu computador, provavelmente você já fez contato com algum desses caras.

Esse post é o primeiro episódio de uma série de três, onde tentarei passar alguns passos para nos fortalecer na luta contra esse mal que hoje flagela grande parte dos nossos computadores.

Hoje veremos para começar, o que podemos fazer para evitar o contato com nosso inimigo e até mesmo fugir dele, pois como em qualquer arte marcial, primeiro é sempre melhor evitarmos o confronto.


Evitando o Baidu


Para exemplificar, usaremos aqui o caso de um internauta de bem, chamado Devanir, que só está em busca de um bom player de vídeo para rodar seus filmes.

Para isso, Devanir vai até um popular site de downloads em busca do programa “VLC”, pois ouviu alguns amigos dizendo que esse era um excelente player para vídeos. Porém, o que Devanir não sabe é que esse popular site de downloads, também é um dos maiores disseminadores do nosso maligno Baidu. Para proteger a identidade do site, vou dizer apenas que ele começa com o termo: “baixa” e termina com o sufixo “ki”.



Devanir entrou no site e realizou a pesquisa que retornou o seguinte resultado:


Notem que apesar de vários outros links que remetem à ideia de download, os olhos treinados de Devanir conseguiram localizar o link correto.

Após isso ele foi direcionado para outra tela com um grande botão para realizar o download, tudo parecia ir bem, mas Devanir não é qualquer um e logo percebeu algo estranho:


Devanir percebeu que ao clicar direto no botão verde “Baixar” algo a mais além do programa que ele queria, poderia vir para o seu computador, um tal de “instalador”. Por isso resolveu clicar no link “alterar” logo abaixo do botão de download, para ver se conseguiria mudar isso. Foi uma sábia escolha de Devanir, pois é nesse aparente inofensivo “Instalador”, que o nosso vilão se esconde.


Clicando em alterar, Devanir percebeu que fez a escolha certa e colocou a opção de baixar sem o instalador, afinal ele não queria nenhum instalador, ele só queria o seu player para assistir alguns filminhos.

Após colocar a opção “sem instalador”, Devanir se sentiu seguro para finalmente clicar no grande botão “Baixar”.


No entanto, após clicar nesse botão, Devanir teve uma surpresa, ele foi parar em uma tela como essa ai em baixo, que dizia que o download estava iniciando, mas de fato nunca iniciava, ele pensou em clicar em um novo grande botão verde que dizia “clique aqui para iniciar o download”, mas Devanir era muito astuto para cair nessa nova pegadinha, e percebeu que ao lado desse botão, ele tinha novamente um link para “baixar sem o instalador”.


E foi exatamente nesse link que ele clicou. E se perguntou: “Por que será que querem tanto que eu baixe esse instalador?”.

Feito isso, Devanir teve outra surpresa, ele foi redirecionado de site! Isso mesmo! Foi como se o pessoal do site anterior dissesse: “Muito bem senhor Devanir, já que você não quer o nosso instalador, você vai ter que pegar o programa em outro lugar...”. 

Mas o nosso herói não viu muita desvantagem nisso não, veja aonde ele foi parar:


Aqui as informações parecem um pouco mais precisas, e os olhos treinados de Devanir, logo localizaram um link despretensioso que prometia finalmente lhe fornecer o tão desejado player.


E finalmente, após tantas batalhas, Devanir viu que havia feito as escolhas certas e agora estava em posse do seu tão desejado programa, e o melhor, não havia sinais de outros programas invadindo o seu computador

Assim como Devanir, busque sempre estar atento a qualquer tipo de link que esteja oferecendo algum download, uma boa maneira de verificar é colocar o ponteiro do mouse sobre o link, não clique, apenas observe se o endereço que aparecerá no rodapé da página corresponde a aquilo que você busca. 

Com muita perspicácia e uma atenção redobrada, nosso amigo Devanir conseguiu escapar do inescrupuloso Baidu e sua corja, mas hoje foi um dia de sorte, no próximo episódio, veremos a história de Elyson, internauta que não teve a mesma sorte e em um ato de desatenção acabou baixando o enigmático “instalador”. Será que ele vai conseguir se safar dessa? 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OPINE SOBRE O ASSUNTO!