terça-feira, 21 de julho de 2015

O grande Ogro - Banda com músicas que todo monstro curtiria ouvir! (entrevista)

Seguindo nossa trilha sobre bandas legais que você precisa conhecer, nos deparamos com a banda "O Grande Ogro". Ela possui um diferencial muito bacana!




As bandas em geral possuem um repertório baseado em covers e algumas músicas de autoria própria, mas, sendo ruim ou não, há um vocalista para disseminar o que as letras expressam. No caso, essa banda possui um diferencial: É um instrumental de autoria própria. Mas não basicamente do tipo daqueles guitarristas fodões que tocam milagres na guitarra e uma base sonolenta dá apoio. Cada instrumento tenta dar o seu máximo e o resultado é bastante satisfatório.

Sobre as músicas, podemos classificar como músicas diferenciadas, com notas sequenciadas e detalhadamente alteradas a cada sequência de compassos, ou seja, a música possui uma tendência de repetição, mas vai gradualmente se alterando no decorrer de si mesma.


Sem mais, vamos dar uma olhada na entrevista que fizemos com os integrantes da banda!

Entrevista para O Grande Ogro


E aí pessoal da Grande Ogro. Não dá para começar uma entrevista sem antes elogiar a irreverência do estilo que vocês tocam. É algo realmente diferente e difícil nos dias de hoje... uma banda instrumental totalmente assumida no gênero. Sempre foi assim?

  • R: Sim sempre trabalhamos desta forma, no caso sempre fomos uma banda instrumental, cravado os dois pés no rock, criamos ela para vir ao mundo assim, sem voz mas com muita expressão musical.

E vocês já pegaram muita estrada para espalhar suas músicas por aí? Como as pessoas recebem o estilo? 

  • R: Sim pegamos sim bastante até, mas não para fora, estado ou pais, bem que gostaríamos de sair para mais longe, sair para divulgar e nos apresentar, e estamos prontos para isso esperando a oportunidade para isso acontecer, queremos que a banda se leve. Mas por onde passamos sempre tem alguém que gosta muito do que vê ou na verdade ouve, alguns estranham muito pela falta de alguém cantando, mas uma grande maioria gosta do que ouve e se identifica de alguma forma.

Sobre algo que me questionei muito quando vi as suas músicas postadas... o título das músicas. Qual a forma que vocês definem o nome das músicas? Tem história por trás desses nomes?

  • R: Algumas foi mais pelo acaso ou uma referência de um determinado título ou até desenho animado, Sou Mais Esperto que a Maioria dos Ursos ou como Metal Frio foi retirado de uma geladeira que Cesar Carlos viu e deu esse nome, mas alguns já são mais políticos, damos tanta importância para isso que acabamos esquecendo a verdade ( mais do que damos importância, no caso futebol, e deixamos de lado muitas outras coisas que devíamos nos importar mais, como a falta de água no estado, acabamos nos preocupando mais com as panelas rs, e assim vai, rs, estamos levandos mais para o lado político, como nomes e algumas atitudes, estamos cansado como está tudo a nossa volta, acho que podemos fazer alguma coisa para ajudar e mudar algo a nosso redor.

Gosto do estilo de riffs ousados, que tentam achar harmonia onde ninguém acredita em ter. Vocês conseguem fazer isso de uma forma interessante. O método de composição de vocês baseia-se numa guitarra inicial e cada um vai pondo o que lhe cabe? É isso?

  • R: As vezes em uma guitarra inicial outra não, vem do baixo ai em cima dele vem uma guitarra, ou até mesmo com bateria vem baixo e depois guitarra, sempre tentamos dar um início ou fazer uma melodia depois quebrar tudo isso de forma atonal, mas não necessariamente sempre vem da guitarra, ou até um riff feito mudamos ele de forma estranha, quando o Genésio ou Cesar fala toca mais agudo isso ou mais grave e assim vai formando uma canção ou não .

Numa de nossas conversas vocês mencionaram que há a pretensão de criar o disco de vocês em mídia física. Na opinião de vocês o que atualmente está mais difícil: Criar músicas ou produzir e posteriormente buscar um meio de as divulgar?

  • R: Todos os nossos discos são criados em mídia física, sempre criamos eles neste formato para distribuição, isso que nos faz pagar algumas contas da banda, ajuda muito, estamos pensando em outro formatos, fita k7 e um vinil, mas fica mais a questão financeira para isso acontecer. No nosso caso a criação de músicas rs, demoramos muito para fazer uma ou até terminar elas, fazemos muita cosas mas desistimos de várias, deixamos de lado, ou usamos para outras músicas ou acabamos esquecendo. Meio de divulgação hoje é bem mais fácil, se você tem algo bom de qualidade que queira mostra é só correr atrás, não ficar com bunda sentado esperando alguém que faça isso por você.

Aproveitando o ensejo e falando agora sobre o cd de vocês, que julgo muito bem feito desde as faixas musicais, que estão disponíveis na internet, até os encartes e tudo mais. Se alguém estiver interessado em obter as músicas da banda de alguma forma como proceder? E a mídia física, sai quando?

  • R: Só entrar em contato por e-mail ou uma das páginas das redes sociais, buscar em sites de busca que vai achar a gente sem dúvidas, enviamos ele, sem o frete cobramos 10 reais com dois adesivos da banda junto, e estamos entrando em umas plataformas diferente de distribuição, para tentar chegar mais longe, mas isso é para um futuro próximo.

No que a banda ainda precisa evoluir na opinião de vocês?

  • R: Colocar uma outra Guitarra seria foda, e uma bateria a mais fazer uma big band, duas baterias e duas guitarras, acho que já daria uma puta evolução isso rs

Vocês tocam algum cover em suas apresentações? Ou exclusivamente músicas próprias?

  • R: Só tocamos musica nossa, nada de cover, isso é para os fracos ou quem não acredita em seu potencial musical, rs, ou que não tem criatividade alguma 

Alguma inspiração norteia a banda? Como alguma banda ou artista que faz algum som instrumental legal, tipo Joe Satriani em seus primeiros discos?

    Hurtmold - Uma das inspirações. Vale a pena conferir.
  • R: Joe Satriani credo isso não é legal  rs, tem muita, Hurtmold, Elma, Huey, Z13, Dharma Samu e Pollux & Castor, Bowl Ethereal, Don Caballero, Fantomas, Loincloch, Hitchcock, e assim vai.


Já há projeto para um próximo Cd? O que mudaria musicalmente na banda no caso de um próximo cd?

  • R: Musicalmente a qualidade que ele está sendo gravado, isso vai mudar e muito.





Joe Satriani ficou triste!

Para encerrar confira algumas das criações d'O Grande Ogro:



Enfim posso concluir que é uma banda com um poder de fogo alto e que ainda não desenvolveu nem 50% de seu potencial, algo bom, pois podemos ter certeza que ainda haverá mais músicas interessantes como as já criadas por eles nesse estilo musical peculiar que tem caído no gosto dos rockeiros por aí! Sucesso à banda!

Curtam a fan page da banda clicando aqui.

Para ouvir mais  do trabalho deles, clique aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OPINE SOBRE O ASSUNTO!